Livro de Reclamações

LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELECTRÓNICO

Identificação da Empresa/Adesão

A Nanô Boutique, aderiu ao Livro de Reclamações Electrónico sem prejuízo do formato tradicional em papel.

Plataforma do Livro de Reclamações Electrónico

Para aceder ao Livro de Reclamações aceda em: https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

Entidade Reguladora/Fiscalizadora

ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica)

Processo de Reclamação – FAQ Processo de Reclamação

Quais os passos que deve seguir para submeter a reclamação?

Em primeiro lugar, o consumidor ou utente deve certificar-se de que contem toda a informação e documentação necessária para preencher a reclamação, incluindo a correta identificação da empresa sobre a qual pretende reclamar.

Na posse de todos os elementos, o consumidor deve:

  1. Carregar no ícone “Fazer Reclamação” – de seguida ser-lhe-á solicitado o endereço de correio eletrónico;
  2. Introduzir o seu endereço de e-mail e “Submeter” – receberá uma mensagem na sua caixa de correio com um link para prosseguir com a sua reclamação.
  3. Aceda à mensagem da Plataforma que terá recebido no seu e-mail e carregue o link 60 minutos, período após o qual o mesmo perderá a sua validade tornando-se necessário repetir o processo acima indicado.
  4. Após carregar nesse link, o consumidor pode prosseguir com a reclamação da seguinte forma
  • Inserir os seus dados pessoais;
  • Preencher os dados da empresa reclamada – para tal deverá fazer uma pesquisa inteligente que contemple campos como o nome do operador, morada, telefone, NIF. De seguida, o consumidor deve seleccionar o “sector de actividade” sobre a qual incide a reclamação;
  • Preencher os campos da reclamação com descrição do assunto e factos, podendo anexar até 3 ficheiros
  • Por último, o consumidor deve confirmar se todos os dados estão correctos e “submeter”.

Depois de percorrer estes 4 passos, o consumidor receberá no seu endereço de correio electrónico o comprovativo da sua reclamação que poderá imprimir.

2. A quem é remetida a reclamação?

Quando a reclamação é submetida através da Plataforma, a mesma é enviada de forma automática para o prestador de serviços/fornecedor de bens e simultaneamente para a entidade reguladora do sector. O consumidor também receberá no seu endereço de correio electrónico uma cópia da reclamação apresentada em formato pdf.

3. Quem é que pode aceder à informação sobre a reclamação?

Podem aceder à informação acerca da reclamação, o consumidor/utente que a tiver realizado, bem como o prestador de serviços/fornecedor de bens reclamado e a entidade reguladora.

4. O fornecedor de bens/prestador de serviços está obrigado a responder ao consumidor?

Sim, no prazo de 15 dias úteis.

5. De que forma é que o consumidor recebe a resposta do fornecedor de bens/prestador de serviços à sua reclamação?

O consumidor recebe resposta à sua reclamação através do endereço de correio electrónico que indicou aquando da apresentação da sua reclamação.

6. Como é que o consumidor pode acompanhar o tratamento da reclamação apresentada?

Para acompanhar o tratamento da sua reclamação o consumidor/utente têm duas opções.

  • Através do endereço de e-mail. Para tal deverá introduzir o endereço de e-mail onde receberá uma lista de reclamações elaboradas por este mesmo endereço. Cada reclamação terá associado um link que ao ser acedido irá direccionar à página de consultas onde serão apresentados os dados da reclamação e respectivos estados.
  • Através da introdução do Número da Reclamação e Número de Identificação sendo a pesquisa feita tanto na base da RTIC como na base de dados do Livro de Reclamações Electrónico.

Poderá contactar directamente o regulador do sector reclamado ou consultar o andamento da sua reclamação através da RTIC – Rede Telemática de Informação Comum. Para consultar o estado da sua reclamação basta aceder ao sítio da Internet RTIC carregando na opção “01 Consumidores e Operadores Económicos” e introduzindo os seus dados, nomeadamente número de reclamação e o número de identificação pessoal.